quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MULTICUTURALISMO


O presente  texto é para refletirmos como  que os politicos e os governantes estão implementando para que a cultura afro-brasileira ganhe visibilidade e minimize o preconceito racial no cotidiano escolar. Enquanto se é educador, defrontam-se todos os que trabalham neste meio com o que se pode chamar de relações preconceituosas raciais. Isto deve- se ao fato de muitos desconhecerem a História das Civilizações e em especial da África, e assim, perdermos um pouco de nossa identidade. Neste trabalho, somos apresentados às dificuldades encontradas na tentativa de se sintetizar os principais aspectos da História da África no que diz respeito à cultura afro-brasileira. Dessa forma, desperta em nós, futuros pedagogos, a consciência crítica necessária para bem exercer nossa profissão e contribuir para desvelar essa temática tão importante para a sociedade brasileira e evitar assim, o preconceito. A partir de uma reflexão sobre as idéias desenvolvidas na pesquisa, temos os aspectos mais importantes atribuídos à dimensão da sala de aula e à ação educativa que é o reconhecimento da importância de desenvolver ações educativas anti-racistas e valorizar as práticas educativas, as representações sociais que atingem o processo educacional para o desenvolvimento de uma escola verdadeiramente democrática. Entendemos que propor políticas eficientes que visem à superação das desigualdades sociais e raciais, bem como a mobilização de todos em torno de um projeto de sociedade mais justa, tem sido um desafio para o Estado, mas que faz-se necessário adotar estas políticas por serem capazes de corrigir as desigualdades.

Palavras-Chave: escola, preconceito e políticas públicas

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